Seja Bem-vindo ao meu blog



Olá colegas, como a professora Elizabeth nos solicitou estou criando o meu blog educacional. Espero poder colaborar com todos nesta nossa difícil tarefa de aprender Didática do Ensino Superior e, principalmente, encontrar assuntos interessantes e pertinentes para dividir com todos vocês.Comentários, críticas, participações e colaborações serão sempre muito bem acolhidos aqui. Conto com vocês e bons estudos a todos!



sábado, 29 de março de 2008

Nem só de Universidades vive o ensino


Há algum tempo o Brasil tem feito enormes esforços para facilitar o ingresso de jovens na Universidade, como se possibilitar este acesso fosse a solução para todos os problemas de ensino do País. A situação criada gerou grandes inconvenientes como o surgimento de inúmeros cursos superiores de baixa qualidade e alunos mal formados que não consegue acompanhar o nível de ensino desejado para o nível superior.

Durante sua visita à Câmara dos Deputados, o ministro da Educação, Fernando Haddad levantou uma das causas deste problema: a pouca atenção dada ao ensino médio. Segundo o Ministro, o ensino médio vive “uma crise aguda” e, das etapas da educação básica, "talvez seja a que inspira maiores cuidados. Para minimizar o problema sugeriu-se a ampliação das escolas técnicas profissionalizantes, e a discussão de um novo currículo para o ensino médio, lembrando que a separação entre formação geral e profissionalizante no ensino médio está um pouco "fora de moda", tornando-se desinteressante para uma boa parcela dos estudantes.

É sempre um ótimo sinal que seja feito um questionamento sincero a respeito da forma que o sistema educacional brasileiro vem sido gerido em especial em uma área que tem sido tão deixada de lado como o ensino médio. Apesar de qualquer mudança a respeito da educação ser lenta e gradual, é muito importante que inicie-se um processo de discussão que leve a uma ampla mudança na forma de ser de nosso sistema educacional.

Resenha baseada no artigo "Ensino médio vive crise aguda, afirma ministro da Educação" Entrevista concedida ao Site Radiobrás e publicada no jornal O Globo, em 27/03/2008.

Nenhum comentário: