Seja Bem-vindo ao meu blog



Olá colegas, como a professora Elizabeth nos solicitou estou criando o meu blog educacional. Espero poder colaborar com todos nesta nossa difícil tarefa de aprender Didática do Ensino Superior e, principalmente, encontrar assuntos interessantes e pertinentes para dividir com todos vocês.Comentários, críticas, participações e colaborações serão sempre muito bem acolhidos aqui. Conto com vocês e bons estudos a todos!



terça-feira, 25 de março de 2008

Um texto vindo das terras de além-mar


Ao analisar o texto “Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica” da Professora Maria João Gomes fique surpresa com a atualidade do tema. A Professora nos mostra as possibilidades de exploração do recurso tecnológico muito em voga atualmente (os blogs) como recurso e estratégia pedagógica.
Blogs são canais de comunicação e expressão que permitem o contato entre pessoas de interesses comuns e que passaram a fazer parte da realidade moderna, principalmente entre os jovens. Usam-no como um diário on-line, onde expõe suas idéias e narram acontecimentos de suas vidas, mas também permitem difundir informações, ou ser usados como ferramenta de trabalho em diferentes tipos de profissionais, tais como jornalistas, repórteres, pessoas de projeção, artistas, poetas, desenhistas, escritores, fotógrafos... A característica principal é a interação entre os diferentes espaços, possibilitando ao internauta tecer comentários sobre o que foi postado pelo autor do blog.
Esta é a forma progressista de se pensar a educação: usar o recurso existente – os blogs – e transformá-los em um recurso pedagógico. Por este motivo eu quis aproveitar meu primeiro post para escrever sobre o texto da professora Maria João porque ele nos mostra o motivo pelo qual estamos desenvolvendo blogs na disciplina de Didática do Ensino Superior. Estamos unindo o que a tecnologia tem de mais moderno com o aprendizado, trazendo a realidade do dia-a-dia para a aplicação dos conteúdos que precisamos estudar.
No decorrer do texto ela nos mostra as características da ferramenta, suas origem, funcionalidade e sugere usos educacionais diversos, tais como: criar um espaço de acesso à informação especializada (acesso a sites e outros blogs contendo informações relacionadas ao tema), ou de disponibilização de informação por parte do professor (que seleciona matérias sobre assuntos da aula para enriquecer o estudo e o conhecimento dos alunos), servir de portfólio digital (espaço digital de acompanhamento e reflexão sobre as atividades e temas abordados em sala de aula), ou de espaço de intercâmbio e colaboração entre escolas(possibilitando a troca de conhecimentos entre as diferentes instituições), e até para debate (discussão de um tema por diferentes grupos) e integração(possibilitando a participação de diferentes alunos e professores na troca de experiências e opiniões).
A utilização dos blogs com objetivos didático oferece muitas vantagens, pois unem pessoas em torno de tópicos, possibilitando discussão e criação, individual e coletiva. Em suma, os blogs parecem ter sido feitos sob medida para atingir o objetivo da educação do século XXI: a construção do conhecimento.

Resenha do Ensaio “Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica” de autoria da Professora Maria João Gomes.

Nenhum comentário: